terça-feira, 28 de setembro de 2010

A capacidade de estar sozinho é a capacidade de amar...

A capacidade de estar sozinho é a capacidade de amar...
isso pode parecer um paradoxo para vc, mas nao é.
É uma verdade da existência.
Somente as pessoas capazes de ficar a sós são capazes de amar,de compartilhar, de atingir ao mais profundo do outro sem possuir o outro, sem se tornar dependente do outro, reduzindo o outro a uma coisa e se viciando nessa coisa.
Eles permitem ao outro a liberdade absoluta porque eles sabem que se o outro partir, eles continuarão felizes da mesma forma que são agora, a sua felicidade não pode ser tirada pelo outro, até mesmo porque ela não nos é dada pelo outro.A felicidade é um estado de espirito e está dentro de você, não é algo inalcançável e não está com ninguem alem de você mesmo.
Então por que querem estar juntos?
Isso não é mais uma necessidade, é um luxo, eles desfrutam do compartilhar dessa felicidade, eles têm tanta alegria que desejam derramar isso em alguem, dividir com alguem.
Eles vivem como se sua vida fosse um solo de flauta;os tocadores de flauta sabem apreciar sua flauta sozinhos e se eles encontram um tocador de tabla, ambos gostarão de estar juntos e criarão uma harmonia entre a flauta e o tabla.
Eu estou te ensinando a ser egoísta.Deixe-me repetir.O egoísmo tem sido tão condenado que existe toda a possibilidade de que você me entenda mal.
Ser egoísta significa simplesmente ser você mesmo.
Eu digo a você: Não considere ninguém mais no mundo, considere apenas você mesmo.
E então, diante de toda essa consideração por você mesmo você vai aprender a considerar o mundo.
Sendo egoísta você alcançará o altruismo que você vem procurando e não vem econtrando, porque está tudo de cabeça para baixo.
Dizem a você para amar ao seu próximo.
Por milhares de anos, todas as religiões, os políticos, pedagogos, foram ensinando uma coisa e essa coisa e essa coisa é o "AMOR".Amai a vossos inimigos, ame ao próximo, ame seus pais, ame DEUS. Por que eles ensinam isso?Porque eles tem medo de seu amor autêntico, porque o amor autêntico é algo além de seu controle.
Você acaba sendo invadido pelo amor.
Você não é o possuidor, você é o possuído. E toda a sociedade tem medo de sua natureza selvagem, é medo da sua naturalidade, por isso desde o começo, ele começa a cortar suas asas. Porque toda sociedade quer estar no controle e a coisa mais básica e mais perigosa em você é a capacidade de amar.

Mas você nunca amou a si mesmo!
E uma pessoa que nao ama a si propria , como poderá amar o proximo? De onde essa pessoa tirará amor para dar ao proximo?Primeiro você tem que ter isso em você, para depois dividir com o outro.Você acaba amando o proximo ( você, que não sabe nada do amor porque nunca teve isso dentro de você )e o próximo ama você, mas ele nunca se amou , ele nunca teve amor dentro dele; é como mendigos , medingando entre si ,um pensando que o outro é um imperador...
Você ficará surpreso em saber que se você for egoísta descobrirá tantos tesouros dentro de si mesmo que em breve você começará a compartilhá-los porque encontrar um tesouro não é tão bom quanto compartilhar a alegria de tê-lo descoberto.
E os tesouros que estão dentro de você não seguem a economia comum e as suas leis.Eles são apenas o oposto da estrutura economica ordinária.Os tesouros que eu estou falando para você encontrar tem uma lei diferente : se você se agarrar a eles , eles encolhem, se você se apegar demais você pode até mesmo matá-los ; se quiser destruí-los, feche todas as janelas e portas de se torne-se uma prisão e nada poderá escapar de você.
Mas você será um homem morto, com todos os seus tesouros também mortos com você, a sua verdade, sua liberdade, seu amor, sua alegria. T
udo morre.Mas se você quer aumentar seus tesouros, compartilhe-os, divida com todos , não se preocupe se este é um amigo ou um inimigo.Não fique preocupado com o endereço, basta enviar cartas de amor.Alguém vai recebê-las em algum lugar , e quanto mais você enviar, mais chegarão a você de fontes desconhecidas.E então você, será como o tocador de flauta que encontra o tocador de tabla e ambos se unem para produzir uma nova melodia, claro sem depreciar a melodia de seus instrumentos individualmente...


Fonte: OSHO

sábado, 25 de setembro de 2010

"Ensinaram pra gente...


...que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade.
Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta. A gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto... Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém."

John Lenon